O TMS é um software para gestores do setor de transporte, ele é responsável pelo controle e gerenciamento da administração em geral. Esse sistema direciona, de forma integrada, a distribuição do produto com programação automática do status da entrega para o cliente com rastreamento e agendamento de entregas. Essa ferramenta de logística também consegue identificar e medir os custos na cadeia de transporte, até mesmo o custo da gestão dos recursos humanos e materiais.
Como funciona um TMS?
Um TMS eficiente deve controlar, acompanhar e mensurar resultados de toda e cada etapa do transporte. Somente por meio desse acompanhamento é possível evitar a ocorrência de problemas, como atrasos na entrega do frete ou mesmo o extravio durante o trajeto. Além disso, adotar um TMS também aumenta o controle e agilidade dos processos, pois é um sistema em tempo real.
Quais as vantagens de um TMS?
Além dos pontos já citados, adotar um TMS garante para a transportadora vantagem competitiva no mercado. Isso porque é um sistema que permite visualização e controle de todos os custos relacionados à gestão de transporte, desde a qualidade dos serviços realizados com definição de metas até ao aumento da agilidade da frota.
São diversos benefícios que essa solução proporciona. Confira:
- Proporciona mais controle sobre as operações;
- Aumenta a rentabilidade da transportadora;
- Permite analisar o desempenho do negócio através de relatórios;
- Facilita o monitoramento dos carregamentos;
- Aumenta o controle financeiro da empresa;
- Possibilita verificar o status da mercadoria em tempo real;
Quem deve usar TMS?
Tanto transportadoras, quanto empresas que fazem o próprio serviço de transporte ou embarcadores que terceirizam essa etapa podem se beneficiar do sistema de TMS. O software é programado para o número total de fretes ou de caminhões, sendo totalmente flexível e útil para qualquer tamanho de gerenciamento de risco de qualquer transporte.